O filme "O aviador" é uma
biografia sofisticada do milionário Howard Hughes, um milionário excêntrico que
foi pioneiro da aviação e do cinema. O personagem é apresentado com fluidez, tendo
sua vida apresentada desde a infância até a idade adulta. As mãos terão um
papel importante no filme: do toque amoroso de Howard em seus aviões à aversão
do contato manual para evitar contaminações, e à mania de lavá-las
continuamente, numa progressão do transtorno que o leva à repetição sem
controle das frases e à reclusão.
Faremos aqui uma breve discussão
sobre as estruturas de personalidade neurótica e psicótica para que possamos
elucidar o diagnóstico diferencial do personagem Howard Hughes. A questão
levantada busca identificar qual dessas estruturas representa o personagem e se
o mesmo desenvolveu TOC ou uma Psicose. Para isso tomaremos como base
fundamentos psicanalíticos.
HIPÓTESE
DIAGNÓSTICA:
A busca do diagnóstico se dá no
registro do simbólico do sujeito, onde estão articuladas suas questões
fundamentais. A estrutura do sujeito é constituída na sua passagem pelo
complexo de Édipo, em que há a inscrição do Nome-do-pai, do Outro que
representa a lei, na relação do sujeito com o mundo, e diz não à sua submissão
total ao desejo materno, permitindo a produção de uma significação fálica para
o sujeito barrado pela falta.
É através da cena edípica que o
sujeito vai se estruturar e organizar o seu viver, sobretudo em torno de seu
posicionamento diante da angústia de castração, na maneira como ela se
posiciona diante do outro.
O sujeito ao passar pelo complexo de
Édipo, pode recalcar, desmentir ou foracluir a angústia da castração. O
neurótico recalca sua angústia que retorna no símbolo sobre forma de sintoma,
ou outras manifestações do inconsciente. Já para o psicótico, a castração não
existe e há uma cisão com a realidade e
com as barreiras do limite entre o sujeito e o outro.
“O que marca a diferença entre a psicose e
a neurose é que a realidade rejeitada (foracluída ou recaldada), retorna o
tempo todo no real na psicose para tentar organizar o psiquismo no sujeito”.
Durante o filme “O Aviador”, em uma
cena bem curiosa, Howard recebe uma refeição. A disposição dos alimentos no
prato é a seguinte: um pedaço de carne e três colunas de ervilha dispostas de
forma simétrica, evidenciando assim sua obsessão pela ordem. Quando um colega
de mesa resolve “roubar” uma ervilha de seu prato, desorganizando a simetria
dos alimentos, Howard se mostra claramente desconfortável com a situação,
chegando a abandonar a refeição. Ele perde completamente a concentração na
conversa e sua única preocupação é com a “desordem” causada pelo colega.
Após essa cena, é possível ver que o
personagem mostra uma preocupação com a contaminação. A preocupação é tanta que
o impede de entregar uma toalha a um homem necessitado. Howard parece ter
apenas uma ideia perseverante na sua mente: "suas mãos estão sujas!”. Esta
ideia é tão persistente e desagradável que a única forma de se livrar dela é
lavando insistentemente as mãos. Os atos compulsivos são formas de aliviar a
tensão, mesmo que temporariamente, causada pelas ideias obsessivas recorrentes.
Ao final dessa seqüência, mais uma idéia obsessiva lhe invade a mente: “a porta
esta contaminada!”. Sem ter formas de se proteger daquilo, sua única
alternativa é a de esperar que alguém abra a porta para que ele possa sair.
Todas essas cenas apontam para uma
possível fobia aos germes, que o levou a um esgotamento nervoso. Isso ocorreu
provavelmente, pelo fato de sua mãe sofrer de microfobia (medo de objetos pequenos; terror aos
micróbios) e superprotegê-lo durante a infância, chegando a isolá-lo por
medo de contrair enfermidades ou doenças contagiosas e enfatizava: “você não
esta seguro”. Por conta disso, Howard cresceu com uma visão deturpada do mundo
exterior, desenvolvendo a mesma fobia na idade adulta.
Pudemos perceber que em todas as
situações onde há forte pressão ou cobranças dirigidas a Howard ele reage de
forma específica, utilizando-se de mecanismos para aliviar a tensão. O
personagem lava as mãos compulsivamente ate achar que estão completamente
livres de micróbios e chega a isolar alguns objetos para evitar a contaminação.
Diante de situações extremas que lhe
fogem o controle, Howard recorria ao isolamento para retomar o controle. Em uma
situação no filme, ele se tranca no carro depois de repetir compulsivamente:
“quero ver os projetos!” e só consegue se acalmar ao soletrar a palavra
“Quarentena”. Essa palavra tem um significado marcante na vida desse
personagem, pois o mesmo acredita que o mundo é uma verdadeira ameaça de contaminação e que ele nunca estará
seguro. Com esse pensamento Howard não tem alternativa quando se sente
ameaçado, a não ser a reclusão.
Clinicamente, podemos dizer que as
neuroses diferenciam-se das psicoses pelo grau de envolvimento da
personalidade, sendo sua desorganização e desagregação muito mais pronunciadas
nas psicoses, onde o vínculo é muito mais tênue e frágil.
Nas psicoses, alguns aspectos da
realidade são negados e substituídos por concepções particulares e peculiares
que tendem unicamente as características da doença. A sintomatologia psicótica
se caracteriza, principalmente, pelas alterações a nível do pensamento e da afinidade
e conseqüentemente, todo comportamento e toda performance existencial do
sujeito serão comprometidos. O processo psicótico impõe ao paciente uma forma
patológica de representar a realidade e de elaborar conceitos. Instalam-se aqui
alterações qualitativas, um algo essencial patológico e sofrível.
Concluímos, portanto, que provavelmente
o personagem Howard Hughes tem uma estrutura de personalidade psicótica. A
onipotência do personagem demonstrada no filme é utilizada na criação de outra
realidade, eliminando assim a realidade que é frustrante. Ou seja, diante do
exposto nas cenas do filme e da análise sobre as estruturas de personalidade, acreditamos
que os sintomas obsessivos e compulsivos são apenas formas que o personagem
encontrou de organizar o mundo para que ele possa sobreviver. Estes atos
compulsivos apenas completam as necessidades básicas do ser humano para a
segurança, já que houve um “ não atravessamento pela fase edípica”. Isto fica
evidenciado na relação mãe-filho representada no início do filme, uma relação
simbiótica e superprotetora.
O personagem também apresenta
características perfeccionistas. Todos os seus feitos deveriam ser perfeitos e
melhores que os já existentes. Não possuía muito senso crítico quanto aos
gastos e a dificuldade de se produzir algo tão grandioso.
Em relação a seus relacionamentos
amorosos podemos afirmar que eram no mínimo excêntricos. Com o fim do seu
primeiro casamento, o desequilíbrio emocional foi tanto que Howard chegou a
queimar toda a roupa que possuía inclusive a que estava vestindo, logo depois
ligou para um funcionário pela madrugada pedindo para que ele comprasse umas
roupas; nesta ligação, o personagem demonstrou estar completamente
desorganizado, desorientado, desequilibrado. Em outro relacionamento, Howard
chegou a deixar um carro vigiando sua casa 24h e espalhar escutas pela casa,
pois achava que estava sendo perseguido e que estavam armando contra ele.
Há cenas do filme em que ele se
isola completamente, por medo de contaminação, passando dias trancados com
pensamentos persistentes e um enorme descuido com a higiene pessoal.
Por fim, o personagem parece, na última
cena do filme, ter a idéia de que está sendo perseguido. Em determinado momento
questiona sobre as pessoas que ele suspeita estarem observando-o, com perguntas
do tipo: “eles trabalham para mim?”. Logo depois encontra-se como se estivesse
bloqueado (impossibilitado de raciocinar e dar continuidade), e como um disco
arranhado, passa a repetir uma determinada frase de forma quase automática:
“eles são o futuro, eles são o futuro...!”. É levado por dois amigos até o
banheiro, até que eles chamem o médico. Nesse local ele tem alucinações e
escuta sua mãe dizer: "você não esta seguro!” Então, começa a ver a uma
imagem de sua infância, quando sua mãe estava lhe dando banho, representando,
neste momento, a instalação de um possível surto psicótico.
Elaine
Carneiro e Leonardo Vasconcelos.
Referências
http://local.artigosinformativos.com.br/Analise_clinica_da_psicose_Planaltina_Goias-r1185390-Planaltina_GO.html
http://www.terra.com.br/istoegente/287/diversao_arte/cine_aviador.htm