segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Indicação de Filme: Cisne Negro

Cisne Negro
(Darren Aronofsky, 2010)

Sinopse:

É um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky, Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.



Impressões:
Cisne Negro é um filme que supera suas expectativas, muito mais que um clássico balé reinventado ele aborda toda a magia, contradição, excessiva busca pela perfeição e rivalidade existente numa companhia de balé, bem como na trajetória de Nina, personagem de Natalie Portman que traz em si um turbilhão de emoções. O filme tem um viés psicológico muito marcante, traz a tona um misto de desejos projetados, delírios, obsessões e relações de extrema rivalidade.

Nina é claramente fruto de um sonho interrompido, pois através de seu nascimento sua mãe se vê obrigada a deixar de lado a carreira de bailarina e em decorrência disto ela é alvo de todos os desejos não realizados desta mãe sendo forçada e moldada desde cedo a ser perfeita, tamanha repressão à torna infantil, frágil e extremamente técnica, fria, incapaz de estabelecer outras relações que não seja a que mantém de maneira doentia com a mãe.

Ela é a representação de todos os projetos não alcançados por sua genitora, é através dela que a mãe se realiza. Esta mãe é invasiva, obcecada, apaixonada no sentido real da loucura que a paixão provoca, sua filha passa a ser extensão dela, de seus desejos, de seus sonhos. Uma relação de posse extremamente simbiótica que se vê ameaçada por Lily (Mila Kunis), quando esta mostra a vida a Nina enquanto exageros, certos e errados, imperfeita, sem controle, regida por impulsos e desejos. Lily é o que desafia Nina a despertar seu lado sombrio, é o caminho que a leva ao desejo, a malícia e ao confronto com a mãe, é através de sua possível rival que Nina desperta a mulher que sua mãe oprime.

Ela é a representação da técnica pela técnica, é perfeita enquanto este aspecto e tão obcecada por ele que rompe com o real na busca de incorporar a Rainha dos Cisnes, todo o enredo do filme nos é passado pelos olhos dela, a mistura do real e do imaginário é tanta que confunde, chegando a transpassar toda a angústia da personagem para o telespectador.

Durante a apresentação do espetáculo Nina enquanto Cisne Branco, sua perfeição em técnica, vacila, erra, cai, exibindo toda sua fragilidade enquanto menina, a doce menina de sua mãe. Instantes depois quando incorpora o Cisne Negro mostra toda sua potência enquanto mulher, seu desafio, seu medo, seus desejos. Ela não só consegue interpretar o a Rainha dos Cisnes como vive e se torna ela, sua expressão muda, seu corpo, sua postura, sua atitude. É claramente a ruptura da repressão que ela vivia. No ato final, enquanto Cisne Branco, porém não mais frágil, a personagem vive a realização de ter sido perfeita em sua atuação, na fusão de seu lado sombrio e passivo.


Michelle Souza